Details for Taxa Tobin
PropertyValue
NameTaxa Tobin
DescriptionNo que toca aos investidores, a associação ATM não destoa das restantes reacções. Segundo Octávio Viana, presidente da associação, esta é uma “medida populista, assente em conceitos ideológicos e não num racional financeiro”. “É muito fácil deslocar investimento lá para fora, isso já acontece e vai acontecer ainda mais, e isto num mercado que já é pouco atractivo”, alerta. Segundo Octávio Viana, muitas operações no mercado nacional “são negociação por algoritmos, que apostam na arbitragem entre valores com pequeníssimas diferenças, e toda essa liquidez vai desaparecer, porque deixa de ser financeiramente interessante fazê-lo”. Por outro lado, prossegue, a queda muito significativa dos negócios iria, isso sim, provocar uma descida da receita fiscal, ao contrário do pretendido. O presidente da associação de investidores deixa ainda uma sugestão, de que o Governo solicitasse um estudo sobre o impacto desta medida à CMVM, “a entidade que mais percebe desta matéria”.
Filenametaxa-tobin.pdf
FilesizeEmpty
Filetypepdf (Mime Type: application/pdf)
Creatoratm