ATM | Associação de Investidores

• Decrease font size

Calculadora do Valor Teórico de Direitos/Ações

E-mail Print PDF

Direitos vs AçõesCom esta folha de cálculo vai conseguir calcular o valor teórico dos direitos em função do preço das ações em mercado e o valor teórico das ações em função do valor dos direitos em mercado.

Esta folha de cálculo é útil para quem tenha direitos ou ações e tenha de decidir sobre o seu exercício ou venda ou compra de qualquer um deles.

Permite ainda ver qual a hipotese de arbitragem entre direitos e ações.

Saiba:

O direito atribuído a receber novas ações na proporção das ações anteriormente detidas sem esforço financeiro ou por entradas em dinheiro, é um aumento de capital por incorporação de reservas e por entradas em espécie respetivamente.

Esses direitos são objeto de negociação na bolsa em que as ações são negociadas durante um determinado período, ao fim do qual são "transformados" nas ações a que dão direito. O preço teórico desses direitos durante o período de negociação em bolsa estão diretamente relacionados com o preço das ações a cada momento e vice-versa, pelo que podem permitir operações de arbitragem quando o valor de mercado desses direitos se afaste do seu preço de mercado, permitindo vender esses direitos e comprando ações, quando o preço teórico dos direitos é inferior ao seu preço de mercado, ou comprando direitos e vendendo ações quando o preço teórico dos direitos é superior ao seu preço de mercado.

Em operações de Aumento de Capital por incorporação de reservas, tendo em conta que não é exigido esforço financeiro aos detentores dos direitos, o Preço de Subscrição deve ser considerado 0 euros.

GRATUITO

Esta ferramenta é grátis. Depois de efetuar o download gratuito para o seu computador através do link abaixo, deve abrir a folha de cálculo no computador e esta pronta a usar.

icon Calculadora do valor téorico de direitos/ações (14.95 kB 2011-05-18 23:54:11)

Requerimentos mínimos do sistema:
Sistema operativo: Microsoft Windows 98, Me, 2000 ou XP
Microsoft Excel 2007

DISCLAIMER: A folha de cálculo anexa é fornecido gratuitamente apenas aos sócios da Associação. A folha de cálculo pode incluir imprecisões ou erros de fórmulas ou tipográficos e não existe garantia que este seja o melhor ou mesmo um bom modelo de controlo de risco e gestão de investimentos. A ATM e o autor da folha de cálculo não se responsabilizam pela conveniência, precisão, confiabilidade e resultados desta ferramenta, apesar de a terem testado exaustivamente sem verificarem erros, nem pelo uso indevido do mesmo, incluindo todas as garantias. Os utilizadores da folha de cálculo renunciam a todas as garantias e condições no que diz respeito a utilização deste sistema, na aptidão para um perfil específico de investimento, na titularidade e na não violação.

Last Updated on Wednesday, 18 May 2011 21:55

LOGIN DE SÓCIO